quinta-feira, 10 de abril de 2008

Developing Intercultural Language Awareness


Comentários de sites sobre o assunto.

20 comentários:

LPR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LPR disse...

No site http://interculturalvoices.wordpress.com/ relata que o "Inglês como Língua Global", trouxe algumas mudanças para a ELT no contexto mundial. Questões globais levantaram a necessidade das pessoas serem capazes de comunicar eficazmente em Inglês com os mais diversos tipos da língua falada no mundo. Assim, com a consciência da diversidade cultural presente, a capacidade de trabalhar dentro dessa diversidade é de vital importância para a formação de comunicadores internacionais de Inglês. Como por exemplo os professores de Inglês, precisam trazer essa diversidade para as salas de aula , a fim de promover a sensibilização intercultural também com os alunos.









http://interculturalvoices.wordpress.com/

Unknown disse...

Analisando o site http://interculturalvoices.wordpress.com, há a explanação sobre mudanças que o inglês tem causado na ELT (English Language Teaching) , como uma língua global. É necessário uma nova abordagem na maneira de como o inglês tem sido inserido, no sentido de que, visto o inglês como língua global, é importante a adaptação para se manter comunicações com os outros falantes ao redor do mundo, daí o termo "desenvolvendo o conhecimento intercultural da língua".Essa termo não é novo, e já tem recebido a atenção da ELT. Percebo isso como importante, pois promove inclusões ,interações, e talvez mais importante, um conhecimento entre outras culturas que podem ter suas várias diferenças, mas que se possui também afinidade mesmo que só seja no âmbito de possuírem o inglês. E é imprescindível transmitir conhecimentos dessa diversidade cultural na formação dos comunicadores em inglês. Isso pode se dar de várias maneiras, mas é importante que os professores comecem a trazer a discussão de diversidade cultural para as salas de aula, pois isso incita o senso crítico dos alunos, além de formarem comunicadores de inglês que serão tolerantes como culturas diferentes à sua, e capacitá-los a possuirem uma bagagem cultural ampla.

Unknown disse...

No site http://interculturalvoices.wordpress.com, e um site que fala de comunidades que falam inglês e de como o inglês vai se tornando cada vez mais global, e também demonstra a maneira de que tal lingua e ensinada pelos professores de tais lugares, ou seja a metodologia.

Unknown disse...

O site http://gisig.iatefl.org/pages/link.html como disse o artigo, é um Special Interest Group, ou seja, um site especializado em alguns projetos de grupos,com links,para mostrar nos mais variados pontos do mundo as diferentes culturas criadas da original língua inglesa e utilizada em seus respectivos países.
Na Global Issues: EFL / ESL, nos sites específicos encontra-se as Intercultural Voices.
O blog Intercultural Voices fornece um ponto de encontro para interagir sobre a Intercultural competência em ELT, onde também se pode fazer download de um 'pack of materials' para o desenvolvimento de competências interculturais.
Para ver este blog você entra em um link com o seguinte endereço: http://interculturalvoices.wordpress.com/.Lá você poderá interagir com e comunicar-se com outras pessoas que tenham a cultura diferente da sua. Na página principal encontra-se os diversos tipos de línguas faladas no mundo.




http://gisig.iatfl.org/pages/links.html
http://interculturalvoices.wordpress.com

Unknown disse...

No site: http://www.onlinenewspapers.com/,uma p�gina inteiramente de l�ngua inglesa, mostra os jornais mais populares de todo o mundo.
Em http://www.loc.com/ -> � uma biblioteca virtual,usada a l�ngua inglesa tamb�m, funciona como vendedora de produtos online.
Como vimos na Anglofonia, � interessante acrescenrtar que a maioria das pessoas que falam ingl�ss s�o n�o nativos,a l�ngua inglesa se tornou global, de fundamental import�ncia a muitas �reas de trabalho (principalmente em pesquisa,tecnologia e turismo).

Por dentro da beleza disse...

No site http://www.britishcouncil.org.br/elt/_v2/index.asp pode se encontrar fórum e matérias preparados por professores como auxilio para os próprios que trocam experiências sobre o ELT e mostram apresentações de profissionais como ''Critical Literacy during the 42nd IATEFL Conference in Exeter'' que serve como material para a ELT Community.
Em outro site o http://www.britishcouncil.org/learning-elt-eltecs-project-examples-latin-america-2006.htm encontrei projetos realizados pro brasileiros como o de Chris Lima e também projetos servem ara desenvolver uma estratégia de investigação e divulgação relacionados com o conceito de literacia crítica em educação e professor. No site também existe a divulgação de fóruns da Associação professores na América Latina, um ponto forte do site é promover o intercâmbio de assistência técnica sobre cursos importante para formar futuros Professores e citar técnicas e projetos interessantes para professores formados mais que sempre procuram novas informações.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Percebi que o site: http://interculturalvoices.wordpress.com/ é destinado para toda a comunidade que ensina e aprende inglês. E discute as mudanças que o inglês (como língua global) trouxe para o contexto mundial. Levanta a questão da necessidade de as pessoas serem capazes de se comunicarem eficazmente em inglês, com as mais diversas comunidades falantes em todo o mundo, e a importância da formação de profissionais com consciência da diversidade cultural, e ter capacidade de trabalhar dentro dessa diversidade. Indica que o ensino de língua inglesa na América Latina carece de atividades para lidar com a questão da interculturalidade com sua própria perspectiva. Nesse sentido o site: http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm se trata do desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês.
No site: http://interculturalvoices.googlepages.com/ sita que o comercio mundial abriu uma porta para o desenvolvimento da competência intercultural, pois o inglês passa a ser uma língua global a partir do momento que olhamos as lojas, sinais, propagandas, e shopping em nossa vizinhança, utilizando-se da língua inglesa para fazer negócios.
Apartir disso um estudo foi feito para identificar as diferenças culturais na maneira de negociar, que está sendo discutido no site: http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/executivos/noticias/ge091202.htm

Robson Martins disse...

No sítio eletrônico British Council (http://www.britishcouncil.org.br/elt/) encontra-se uma comunidade empenhada em encontrar maneiras de facilitar o desenvolvimento de novos métodos de ensino e dos sistemas individuais de aprendizagem do idioma assim como de avaliar as próprias ferramentas utilizadas no ensino de Língua Inglesa no Brasil. Através de fóruns e artigos, o objetivo da comunidade é gerar oportunidades e apoio no integração dos projetos desenvolvidos pelo grupo nacional do ELT de modo que os professores possam trabalhar juntos para fortalecer o ensino do inglês em Brasil.

luanas disse...

O site http://www.teachingenglish.org.uk/ faz uma abordagem sobre leitura, diz que a leitura rápida e eficiente (skims) não é boa maneira de se aprender línguas.O texto deve ser lido de forma a aumentar a concentração sobre cada palavra para entendê-las e conhecer a gramática.A leitura além de eficiente deve ser cuidadosa para que não se torne apenas um amontoado de palavras.

Unknown disse...

É incrível como as novas tecnologias podem ajudar no aprendizado de uma nova língua.Através da internet você pode praticar as quatro principais habilidades que devem ser deselvolvidas quando estamos buscando aprender uma segunda língua,podendo interagir com diferentes pessoas e culturas.Gosto muito do Site(www.economist.com), neste site você encontra informações sobre a política e Economia do mundo inteiro, como tem formação na área Econômica gosto muito de aprender Inglês e Economia ao mesmo tempo.

Ligia Saraiva disse...

O site: http://www.teachingenglish.org.uk/ é muito interessante por dar dicas(bem práticas) para serem usadas na sala de aula.Como planejamento de aula e tarefas, planilhas, artigos, informações para desenvolvimento profissional, treinamento, conferências e qualificações.Traz artigos e pesquisa interessantes com professores e alunos de diversos países.
Já no site http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm,também gostei muito de ler essa crítica, porque muitos professores de línguas não estão acostumados a ver seu trabalho como uma atitude política, mas é preciso despertar para que não haja um domínio cultural, para isso torna-se necessário uma visão de relativismo cultural, verdadeira que considere a tendência do aluno a ter atitude de colonizado e sempre relacionar sua realidade de 3º mundo com a dos países da língua-meta.

luciana disse...

O site (interculturalalvorces.wordpres.com) fornece, aos estudantes de LE, um leque de possibilidades de acesso e intercambio cultural com diferentes etnias e com instituições escolares voltadas para o ensino da língua inglesa em diferentes lugares do mundo. Isso ocorre por ser o inglês apontado como sendo o idioma mais falado em várias partes do mundo, estando atribuído um aspecto global. Assim, o estudante da língua inglesa poderá promover a interação com outras culturas quer seja no aspecto cultural, social, econômico. Dentro desta perspectivas, as instituições apontam recursos metodológicos diversificados procurando viabilizar a promoção de mecanismos que funcionam como recursos facilitadores no processo ensino e aprendizado. Também é ressaltada, a estrutura física e tecnológica de “ponta” à disposição dos alunos e da equipe de professores, os quais são devidamente qualificados e capacitados para oferecer o suporte necessário ao estudante, frente a proposta de interação cultural, neste processo de intercambio cultural e o ensino da língua inglesa quantitativamente e qualitativamente.

Lidiana disse...

Pesquisando o site http://interculturalvoices.wordpress.com/ percebi que o site oferece um espaco aberto a professore e aprendizes de ingles na exploracao intercultural da lingua.O ingles como uma lingua global trouxe algumas mudancas aos contexto mundial da ELT Assim , esse recurso Pack contém planos de lições baseados em estudos etnogtáficos promover conhecimento intra e inter cultural para estudantes e professores de Inglês.

Unknown disse...

NESTE SITE: http://interculturalvoices.wordpress.com/, A NECESSIDADE URGENTE DE DERRUBAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA LÍNGUA. E´SUMA IMPORTÂNCIA UMA MAIOR INTERRELAÇÃO ENTRE AS CULTURAS, SEUS POVOS, A LÍNGUA COMO CONTATO INICIAL. SERIA INTERESSANTE A QUEBRA DAS FORMALIDADES. MISTURAR SEM DEIXAR DE SER ORIGINAL, APROXIMAR SEM TABUS. CRIAR UM ELO FORTE ENTRE OS POVOS ATRAVÉS DA LÍNGUA, APRENDER E COMPARTILHAR, ESTA SERÁ A GRANDE TROCA E A DE MAIOR VALOR.

Raphael disse...

Well, I accessed this website:
http://www.teachingenglish.org.uk/
and its content is awesome! I added it to my Favourites' list. There's a lot of articles, information, tips, advice, in other words, you can't access it for just an hour. I'm thinking about to copy some articles from it, it'll be very useful when I become a certified teacher. I read a text about teaching large classes, there they said just what I always wanted to know. I also saw an interview with a contributor of the website, Jane Willis, unfortunately was just 3 minutes and 13 seconds... Jane's story seems to be very interesting. Well, I guess I've already wrote too much, I'm sorry Gyzely, classmates and those who will read this comment, what happens is that I got excited with this amount of culture inside one website. That's all.

Sandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra disse...

O site http://www.britishcouncil.org.br/elt/ é interessante por mostrar comunidades que se esforçam em encontrar novas abordagens para a aprendizagem de brasileiros.
Uma dica de site: www.inglesonline.com.br, é muito bom e tem me auxiliado nas atidades.

Unknown disse...

De acordo com o site: http://interculturalvoices.wordpress.com, aborda sobre o método dos professores de língua inglesa trabalharem sua disciplina em sala de aula, como o inglês está sendo uma língua globalizada, falada em praticamente todos os países, tonando-se cada vez mais global.