sexta-feira, 28 de março de 2008

Atitude reflexiva: uma competência a ser desenvolvida?


After reading the text what are your opinions about it???
Try to comment on it by using some extracts from the article.

23 comentários:

LPR disse...

After read the text, I believe that this skill must be developed. Because the professional will work always better, if his relation with the students is analysed , with the social environment and the acting itself.
In the introduction of the text, there is quoted the urgent necessity of forming teachers able to think about his teaching action and in the end the text, consider that, these capacities of language it should make part of the process of initial or continued formation of the teacher, again it reinforces the idea of which the reflexive attitude is something being worked, developed.

Unknown disse...

A atitude reflexiva é algo que deve ser imprescindivelmente ligada a professores. Estes , como educadores , devem ter sempre uma postura crítica reflexiva sobre o modo como estão desepenhando suas atividades. Porém, nem sempre é adotada esta postura reflexiva , não por não quererem adotá-la, mas nem sempre o professor foi estimulado a tê-la , enquanto estava em formação pedagógica consistente , e às vezes , com a prática reflexiva , não se tem a mesma preocupação. Aí, quando o professor está numa sala de aula , certamente passará por dificuldades. E com a inevitável desvaloriação em que o professor sofre pela sociedade, ele não se sentirá motivado a analisar , a refletir em como pode aprimorar-se. Daí, a necessidade de sistematização de trabalho reflexivo crítico, das formas de agir do professor. O professor, de acordo com essa sistematização, deve sempre e fazer perguntas quanto ao seu modo de agir , em que se baseia suas ações, quais os objetivos,etc. Assim ele percebe quais influências está recebendo, no seu modo de agir e pensar. Essas práticas reflexivas possibilita que o professor se atente em como tem sido suas abordagens , suas linguagens, seus modos em como transmitir aos alunos conhecimentos,etc.
Em suas reflexões, o professor deve fazer o possível para que suas opiniões, crenças, não influenciem totalmente a formação crítica dos alunos, mas criar condições para que eles possam adquirir seus próprios pontos de vista, serem críticos.
Assim, finaliando, é muito útil, proveitoso, uma atitude reflexiva. Esta pode, como também deve ser utilizada de várias formas: individual ou coletivamente, pois possibilita o aprimoramento profissional. Deve ser umaprática constantw, diária, a atitude reflexiva. Não só enquanto sua formação ,mas também após. Assim , o professor será um profissional apto em lidar com seu instrumento de trabalho: a sala de aula e os alunos.

Robson Martins disse...

Muito se tem teorizado, nas últimas décadas, sobre o ensino de línguas, sobretudo no que diz respeito às novas abordagens propostas ao ensino de idiomas estrangeiros. Considerando a aplicação recente de tais posturas, observamos uma significativa otimização dos métodos de ensino-aprendizagem nesse tronco disciplinar. Mas, a que se deve tal expansão de possibilidades e resultados?
Há de se considerar os novos aspectos sócio-econômicos e conjunturais presentes, a partir dessa mesma época em nível global. A grande acessibilidade à informação, possível com a gradativa queda das fronteiras culturais e étnicas, em muito alargou os limites do desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes, sobretudo dos jovens.
Como lembra o doutor em Lingüística Aplicada pela UFTM, Sérgio Pedroso, a antiga filosofia da educação tendia a "conceber o seu sujeito como mero depositário de dados" que posteriormente os reproduziria. A produção de conhecimento era inflexivelmente subordinada à repetição mecânica e mnemônica, desprovida, portanto, de qualquer atitude reflexiva.
Assim, a nova Didática deve, antes de tudo, concentrar esforços no que se pode chamar "politização da aprendizagem", levando o indivíduo-alvo a se posicionar de forma crítica diante do conteúdo abordado e aumentando, dessa forma, o número de conexões cognitivas passíveis de engendrar não apenas a assimilação de novos códigos e repertórios, mas também de estimular o processo criativo individual.

Por dentro da beleza disse...
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Por dentro da beleza disse...

The teachers need to desenvolve tactics or kind of teacher for the students learning the correct form of the language. They need to desenvolve the student’s abilities language learning and help they to make a identification with this language they can use strategies to apply the language.
These strategies have a strong impact on the students.
Is important when teachers hope to determine which strategies are most effective and help students to have a good learning in the class and desenvolve the reflexive attitude.

EscrevenoCanto disse...
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EscrevenoCanto disse...

Bom, é preciso reciclar a forma de ensino não apenas de línguas mas nas outras matérias também. Para essa que essa mudança seja positiva e que dê resultados os professores devem estar habilitados a realmente ensinar não apenas o conteúdo mas também a desenvolver um senso crítico de forma
que o aluno realmente aprenda nao apenas a absorver informações dadas pelo professor mas também a refletir sobre seu aprendizado.

Unknown disse...

A competência da Atitude Reflexiva deva de ser desenvolvida sim, pois, o professor a se formar não tem de apenas pensar em cumprir as matérias a serem dadas aos seus alunos, mas tendo desenvolvido a atitude reflexiva, possa levá-los a refletir sobre a matéria e poder trazê-la para o cotidiano. Fazendo analises e às vezes até criticando-as (se necessário) para um melhor entendimento.
Sendo assim uma Atitude Reflexiva desenvolvendo-se desde o começo da formação do professor, pode levá-lo ser uma pessoa que a partir de suas próprias reflexões possa “agir de maneira a influenciar o seu contexto social, gerando mudanças”, e que a partir dessa mudança interna possa levar seus alunos a serem também modificadores de cotidianos e criando sua própria Atitude Reflexiva.

Eduardo disse...

A atitude reflexiva, é sim uma competência a ser desenvolvida, mas para que esta exista é possível desenvolvê-lo de várias formas:
Muita leitura, participação de temas, debates que tratam de assuntos importantes, palestras.
E em casos de professores desenvolverem didáticas de aula acessíveis ao entendimento do aluno,
porque com aulas que o aluno participa e pode dar opiniões mesmo que tal vez estejam erradas começa-se dos erros que se desenvolve a capacidade crítica reflexiva.
E da atitude reflexiva que se forma o senso crítico e esse e o objetivo de grandes universidades, formar pesoas com uma atitude reflexiva aguçada para formá-las com competência para o mercado de trabalho.

Unknown disse...

Para que um professor faça um excelente trabalho em sala de aula, primeiramente ele deve ser apaixonado pela licenciatura, desse modo irá pesquisar as melhores formas de aplicar seus conhecimentos na aula, conforme o andamento da turma, estimulando a partir disso um pensamento crítico pelos alunos.Entretanto é necessário que este profissional observe o material disponível pela instituição de ensino, desse modo formulando o perfil de seus alunos. Caso seja necessário o educador deve procurar se aperfeiçoar em conhecimentos da área tecnológica, para levar às salas de aula coisas inovadoras que estimulem o censo crítico dos alunos.
Os estudos em grupo para estudantes de línguas também torna-se fundamental, pois um educando ajuda o outro, no que se diz respeito á pronuncia de palavras, quanto na forma escrita.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

A atitude reflexiva deve ser desenvolvida principalmente no caso dos professores que ao refletir sobre sua ação docente, possam agir de maneira a influenciar seu contexto social e contribuem para formação de sujeitos críticos e reflexivos. É necessário que o professor leve as aulas materiais e conhecimentos cuidadosamente selecionados para que os alunos se preencham de convicções e critérios sobre a sociedade. Por isso é necessário que a sociedade valorize o ofício do professor, para que ele possa fazer seu trabalho diferenciado. E, além disso, é importante também que exista troca de experiências entre os docentes para o aprimoramento de suas ações.

Unknown disse...

A atitude reflexiva acabou se tornando uma necessidade principalmente dos professores.
A formação técnica não é o suficiente para docentes exercerem a sua profissão, é preciso profissionais atuarem para formar cidadãos reflexivos que atuem de maneira crítica, isto se leva uma competência ser desenvolvida.
Acredito que isto seria uma ação correta, pois além da prática, a reflexão sobre essas poderão atribuir um novo contexto, uma nova aprendizagem,com uma linguagem voltada para a melhor formação de docentes.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

Acredito que a atitude reflexiva seja uma competência a ser desenvolvida pelos docentes, para que estes possam refletir sobre suas ações e conseguir gerar mudanças, tanto quanto ao ensino quanto as suas próprias atitudes.
Essa atitude reflexiva pode ajudar na aprendizagem de outras línguas, pois não se limita só a teoria, incorpora-se a formação do professor, para que exista uma maior relação entre teoria e prática.
A atitude reflexiva auxilia o professor, tornando-o um profissional crítico, capaz de refleitir sobre suas práticas e partir daí, gerar as mudanças necessárias.

Sandra disse...

O que acontece hoje é uma inversão de valores no cenário educacional, ao invés de buscarem conhecimento, as pessoas têm procurado “decorar disciplinas” para serem aprovados em seus cursos e concursos, visando atender exigências da sociedade ou estabilidade econômica.
Contentam-se com idéias e conceitos prontos, pré-determinados, não trabalhando seu potencial crítico, seguindo um caminho mais fácil.
A atitude reflexiva deve ser desenvolvida, pois pode mudar essa realidade, proporcionando o crescimento tanto de alunos, estimulando sua criatividade e “sede” pelo saber, quanto de professores, que se auto-avaliando melhoram a qualidade de suas aulas e atuam de forma decisiva na aprendizagem daqueles a quem ensinam.
Sendo assim, deficiências poderão ser sanadas dentro e fora das salas de aula. Pois alunos e professores se tornarão pessoas mais críticas, intelectualizadas, que terão posicionamentos dentro de sua sociedade.

Ligia Saraiva disse...

Sim! A atitude reflexiva é necessária a um bom professor, por melhorar seu desempenho durante a aula, sua influência sobre seus alunos e até para despertar neles essa atitude também e fazê-los abrir mão de conceitos pré estabelecidos e aprender de forma mais eficiente.

luciana disse...

No atual cenário educacional, percebe-se a necessidade de se formar educadores que sejam capazes de refletir criticamente sua prática metodológica. Posto que, através da auto avaliação o educador busca mecanismos que são facilitadores no processo ensino aprendizagem e, compreende a dimensão e importância da execução do fazer pedagógico frente a formação do sujeito histórico, crítico e reflexivo. Assim, o educador adota a postura de facilitador no processo de ensino e aprendizado, considera o saber prévio do educando por atribuir que o conhecimento se efetiva através da troca de informações, saberes e vivências. Mediante a uma postura crítica reflexiva atribuída a prática pedagógica o educador promove a integração do educando no processo ensino-aprendizagem e, abre espaço para repensar sua própria formação profissional. Ou seja, de posse do diploma acadêmico, o educador reconhece que não detêm o conhecimento, os saberes culturalmente acumulado apontando e buscando a capacitação profissional, ou melhor, reciclar-se, aprimorar-se. Em contraposição o educador destoado deste posicionamento não se sente motivado a buscar o aprimoramento profissional. Consequentemente, sua prática pedagógica é autoritária, firmada na imposição. O educador ao adotar esta postura desconsidera os saberes do aluno, sua convivência social e cultural, o aluno não é considerado, sendo colada a margem do processo ensino aprendizado. Isto acarretará a “formação” de indivíduos dependentes, que apenas repetem o que ouvem, sem consciência do que fazem por estarem destituídos da produção do conhecimento que permeia as relações humanas, as quais não estão prontas e acabadas. Desta maneira, o educador que fundamenta sua prática no autoritarismo não é digno ser chamado de professor e/ou educador. Posto que, a tarefa de produção do conhecimento deverá estar efetivada na pedagogia de inclusão, qual exigirá do educador humildade, tolerância, respeito, a si próprio e primordialmente ao educando. Pois, ensinar é um ato de educar e reeducar-se continuamente e imprescindivelmente um ato de amor.

luanas disse...

Considero excepcional a proposta de preparação de docentes visando atitude reflexiva. Está mais que em tempo de se renovar o ensino. Esse por vezes não cumpre com sua importante função, de formar cidadãos críticos e não meros reprodutores teóricos e de conceitos.
O docente deve ser capaz de refletir sobre suas ações. Deve ser crítico o suficiente para saber se tais ações surtem efeitos esperados.
A atitude reflexiva além de ser importante no processo de ensino e aprendizagem, é imprescindível às práticas que regem a vida cotidiana.

Unknown disse...

CABE AO PROFISSIONAL QUE OBTIVER ESSA FORMAÇÃO REFLEXIVA, servir como elo entre a sociedade, o aluno e seu contexto social, como mediador entre os fatos que o rodeiam.DESTA FORMA POR EM PRÁTICA O QUE FOI APRENDIDO NA TEORIA. FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE OPINAR NA POLÍTICA, NA ECONOMIA, NA CULTURA E EM VÁRIOS OUTROS ASPECTOS NA SOCIEDADE. APTOS A CONVIVER ENTRE SI, COM MENTE ABERTA AO DISCURSO E À REALIDADE DE CADA UM, EM QUALQUER CONTEXTO QUE ESTEJA INSERIDO. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O EDUCADOR SENTIRÁ DIFICULDADES, MAS A REFLEXÃO E A DISCUSSÃO SEMPRE TERÃO QUE ESTAR PRESENTES NO COTIDIANO, NA SALA DE AULA E FORA DELA. A LINGUAGEM, A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO É ALGO A SER CONSTRUÍDO DIARIAMENTE. A FORMAÇÃO REFLEXIVA É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA E ALIADA A COMPETêNCIA PRECISA SER DIFUNDIDAE PRATICADA COM VEEMÊNCIA, PARA QUE SE CONSTRUA UMA SOCIEDADE MELHOR, COM PESSOAS CONSCIENTES DE SUA IMPORTÂNCIA E SEU VALOR ENQUANTO INDIVÍDUOS.

Raphael disse...

Eu concordo completamente com o artigo. Deve-se formar professores que sejam capazes de refletir sobre sua ação docente, com a finalidade de gerar mudanças. Porém, infelizmente, vivemos numa sociedade onde o professor é desvalorizado cultural e financeiramente. Isso gera o despreparo de um trabalho bem elaborado, tanto por falta de tempo como por falta de recursos financeiros. Esse aspecto é extremamente importante, e devemos lutar para que valorizem o trabalho do professor, e, assim, bem instruídos e providos de uma nova postura, teremos muito mais a oferecer aos alunos.

Tamira disse...

89414A atitude reflexiva é algo que deve ser desenvolvido por nós futuros educadores pois são os professores que fazem uma total diferença no modo de vida dos alunos.O ensino é um modo de constituir e trocar experiências e idéias é através do questionamento sobre o que está sendo passado em sala de aula e qual o verdadeiro valor e sentido que isso trara para a criticidade do aluno é que se estara desenvolvendo essa atitude reflexiva.

Unknown disse...

Os professores, principalmente os de língua estrangeira, deveriam reciclar suas idéias, seu modo de transmitir o conteúdo. Para isso, tem sempre que fazer uma aula dinâmica para cada tipo de aluno pra ele despertar curiosidade e não so aprender com as aulas dadas pelo professor, mas buscar informações a mais fora das pedidas pelo professor.
A aprendizagem crítica reflexiva vai além da matéria que ele programa dar ao longo do curso, mas que faça com que o aluno reflita em tais textos, se preciso fazendo críticas pra uma melhor compreenção.